MUSD45 – Estudos Especiais em Interpretação
Desenvolvimento de Projetos em Técnica e Interpretação em Flauta
Carga Horaria: 51 horas

Aulas teórico-práticas com o objetivo de estimular acompanhar o desenvolvimento de projetos individuais nas áreas da técnica e da interpretação do repertório para flauta. Espera-se que cada aluno proponha e desenvolva simultaneamente dois projetos durante o curso: um projeto de desenvolvimento técnico e um projeto de preparação interpretativa de obra(s) do repertório flautístico.

O curso será ofertado no formato de dois encontros virtuais semanais de 1,5 horas cada. Um dos encontros virtuais semanais será dedicado à apresentação teórica e discussão sobre temas relacionados à técnica instrumental (postura, respiração, sonoridade, etc.) e a fundamentos interpretativos (fraseologia, análise estilística, etc.) relacionados aos projetos individuais, sendo o outro encontro dedicado a discussões coletivas sobre o andamento dos projetos dos alunos. Os temas das apresentações teóricas semanais serão escolhidos em conjunto com os alunos, e relacionado aos projetos individuais em desenvolvimento.

Além dos encontros virtuais os alunos devem entregar tarefas semanais em formato de gravações de áudio e/ou vídeo. Estas tarefas individualizadas são diretamente relacionadas aos projetos individuais desenvolvidos durante o curso. Tais tarefas serão distribuídas semanalmente e as gravações delas resultantes serão compartilhadas com toda a turma, servindo de base para as discussões sobre o estágio de desenvolvimento de cada projeto individual. Estas gravações serão realizadas de acordo com a disponibilidade de equipamento de cada aluno (celular, laptop, desktop, etc).

A oferta do curso se dará em três etapas: a primeira etapa do curso (duas semanas) será dedicada a orientações e discussões que auxiliem a os alunos na proposição e planejamento das tarefas a serem desenvolvidas – projeto de técnica e projeto de interpretação, a segunda etapa (13 semanas) será dedicada ao acompanhamento do desenvolvimento dos projetos individuais através de discussões baseadas nas tarefas, e a terceira etapa (duas semanas) é reservada para a apresentação e avaliação final das tarefas.