O curso busca promover reflexões sobre criações polifônicas na antropologia e em
outras linguagens/ práticas de conhecimento – no cinema, na fotografia e na literatura –, com o objetivo de estimular e desenvolver com a turma formas de criação (escrita, visual e audiovisual) na disciplina que vão além dos modelos convencionais da documentação, análise e explicação elaborados pelas perspectivas e epistemologias euro-centradas. Centra-se em trabalhos antropológicos, audiovisuais e literários cujas autorias afro-diaspóricas e indígenas, entre outras, engendram modos de conhecer fundados e compartilhados por meio de múltiplos cultivos e cuidados éticos e estéticos, mas também por meio da atualização da violência (pós)colonial de gênero, raça e classe e das jornadas (trans)atlânticas nos mundos contemporâneos. Pretende-se, ao final do curso, reunir as criações da turma em uma exposição antropológica/artística a ser pensada e organizada em conjunto e coletivamente com as/os estudantes
Metodologia: Aulas expositivas com a participação da turma; seminários dos estudantes em
diálogo com a docente; apresentação de trabalhos dos estudantes em debates com a docente e a turma; orientação e supervisão da docente na elaboração dos projetos antropológicos/artísticos.
Avaliações: Desenvolvimento processual do projeto antropológico/artístico:
- Atividades 1, 2, 3 e 4=2,0 pontos
- Apresentação de seminários em grupo =2,0 pontos
Crédito da foto: Still de Zora Neale Hurston, Eatonville, Flórida, 1927.
outras linguagens/ práticas de conhecimento – no cinema, na fotografia e na literatura –, com o objetivo de estimular e desenvolver com a turma formas de criação (escrita, visual e audiovisual) na disciplina que vão além dos modelos convencionais da documentação, análise e explicação elaborados pelas perspectivas e epistemologias euro-centradas. Centra-se em trabalhos antropológicos, audiovisuais e literários cujas autorias afro-diaspóricas e indígenas, entre outras, engendram modos de conhecer fundados e compartilhados por meio de múltiplos cultivos e cuidados éticos e estéticos, mas também por meio da atualização da violência (pós)colonial de gênero, raça e classe e das jornadas (trans)atlânticas nos mundos contemporâneos. Pretende-se, ao final do curso, reunir as criações da turma em uma exposição antropológica/artística a ser pensada e organizada em conjunto e coletivamente com as/os estudantes
Metodologia: Aulas expositivas com a participação da turma; seminários dos estudantes em
diálogo com a docente; apresentação de trabalhos dos estudantes em debates com a docente e a turma; orientação e supervisão da docente na elaboração dos projetos antropológicos/artísticos.
Avaliações: Desenvolvimento processual do projeto antropológico/artístico:
- Atividades 1, 2, 3 e 4=2,0 pontos
- Apresentação de seminários em grupo =2,0 pontos
Crédito da foto: Still de Zora Neale Hurston, Eatonville, Flórida, 1927.
- Professor(a): Alline Torres Dias da Cruz