EMENTA
A Psicologia como ciência e sua relação com a Educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação Psicologia-Educação. Principais correntes da Psicologia e suas implicações educacionais. Discussões contemporâneas na Psicologia da Educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A Psicologia na formação docente.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Discutir as relações entre Psicologia e Educação desde uma perspectiva histórica e situada na realidade brasileira concreta, contribuindo para uma formação inicial docente que seja crítica e emancipatória.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Analisar criticamente os processos históricos, sociais e políticos que levaram à constituição da Psicologia como ciência independente;
• Compreender como se estabeleceram as relações entre Psicologia e Educação, identificando o papel central da ideologia dominante;
• Compreender os processos de produção do fracasso escolar e o fenômeno da medicalização na Educação;
• Identificar as contribuições da Psicologia da Educação na garantia do respeito à diversidade funcional, racial e de gênero/sexualidade;
• Reconhecer a centralidade do pensamento crítico-reflexivo para o desenvolvimento de uma práxis pedagógica libertadora e emancipatória.
A Psicologia como ciência e sua relação com a Educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação Psicologia-Educação. Principais correntes da Psicologia e suas implicações educacionais. Discussões contemporâneas na Psicologia da Educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A Psicologia na formação docente.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Discutir as relações entre Psicologia e Educação desde uma perspectiva histórica e situada na realidade brasileira concreta, contribuindo para uma formação inicial docente que seja crítica e emancipatória.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Analisar criticamente os processos históricos, sociais e políticos que levaram à constituição da Psicologia como ciência independente;
• Compreender como se estabeleceram as relações entre Psicologia e Educação, identificando o papel central da ideologia dominante;
• Compreender os processos de produção do fracasso escolar e o fenômeno da medicalização na Educação;
• Identificar as contribuições da Psicologia da Educação na garantia do respeito à diversidade funcional, racial e de gênero/sexualidade;
• Reconhecer a centralidade do pensamento crítico-reflexivo para o desenvolvimento de uma práxis pedagógica libertadora e emancipatória.

- Professor(a): Ricardo Taveiros Brasil