CURSO DE DOUTORADO E MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PROGRAMA DISCIPLINA - ICI A90 - Estruturas e Linguagens da Informação

DISCIPLINA: ICI A90 - Estruturas e Linguagens da Informação: Semiótica e Informação
Carga Horária: 34h semestrais (2 créditos)
Professora: Lídia Maria Batista Brandão Toutain

Ementa
Semiótica: conceitos e relações com o fenômeno informacional. Processos da percepção e produção de sentidos. Linguagem como ato semiótico. Dimensões socioculturais da linguagem como representação e suas implicações nas relações comunicativas.


A temática da linguagem e da ciência da informação na atualidade reúne alguns dos principais problemas do campo da informação. A linguagem, utilizada para a construção de conceitos no campo do conhecimento humano, e a ciência da informação, responsável pelo tratamento e transmissão deste conhecimento. Verifica-se a inter-relação entre lingüística e ciência da informação, em vários campos, entre eles a introdução às principais idéias e conceitos no âmbito da semiótica, com foco na representação da informação e nas questões e contribuições filosóficas na representação do conhecimento. A disciplina Semiótica vem preencher a lacuna sobre esse conhecimento e a interface entre linguagens (visual e verbal). Partindo-se do princípio que “o mundo do significado

Ementa
Semiótica: conceitos e relações com o fenômeno informacional. Processos da percepção e produção de sentidos. Linguagem como ato semiótico. Dimensões socioculturais da linguagem como representação e suas implicações nas relações comunicativas.


A temática da linguagem e da ciência da informação na atualidade reúne alguns dos principais problemas do campo da informação. A linguagem, utilizada para a construção de conceitos no campo do conhecimento humano, e a ciência da informação, responsável pelo tratamento e transmissão deste conhecimento. Verifica-se a inter-relação entre lingüística e ciência da informação, em vários campos, entre eles a introdução às principais idéias e conceitos no âmbito da semiótica, com foco na representação da informação e nas questões e contribuições filosóficas na representação do conhecimento. A disciplina Semiótica vem preencher a lacuna sobre esse conhecimento e a interface entre linguagens (visual e verbal). Partindo-se do princípio que “o mundo do significado

Ementa
Semiótica: conceitos e relações com o fenômeno informacional. Processos da percepção e produção de sentidos. Linguagem como ato semiótico. Dimensões socioculturais da linguagem como representação e suas implicações nas relações comunicativas.


A temática da linguagem e da ciência da informação na atualidade reúne alguns dos principais problemas do campo da informação. A linguagem, utilizada para a construção de conceitos no campo do conhecimento humano, e a ciência da informação, responsável pelo tratamento e transmissão deste conhecimento. Verifica-se a inter-relação entre lingüística e ciência da informação, em vários campos, entre eles a introdução às principais idéias e conceitos no âmbito da semiótica, com foco na representação da informação e nas questões e contribuições filosóficas na representação do conhecimento. A disciplina Semiótica vem preencher a lacuna sobre esse conhecimento e a interface entre linguagens (visual e verbal). Partindo-se do princípio que “o mundo do significado não é outro senão o da linguagem”, a contribuição da lingüística, neste contexto, é fornecer subsídios que auxiliem os outros campos do conhecimento na construção de conceitos e parâmetros que definirão a sua própria estrutura científica.

Objetivos
• Estudar a inter-relação entre linguagens;
• Estudar a semiótica através da teoria da comunicação e da informação;
• Teoria dos signos;
• Oferecer instrumental para pesquisa e investigação nos diversos campos do conhecimento, com foco na informação e na comunicação.
• Entender a complexidade da imagerm


Programa
1- Fundamentos da semiótica: conceitos e funções, a semiótica no pensamento de Peirce;
2- Comunicação, semiótica e epistemologia;
3- Processo de comunicação e da informação: elementos que intervém no processo e as funções da linguagem;
4- A teoria geral dos signos:Classificação dos signos; o signo linguístico, o signo semiológico.
5- Representação da Informação: Imagem e linguagem

Avaliação
• Trabalho em grupo e individual
• Participação em aula

BiBLIOGRAFIA

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
GREIMA, A.J.& COURTÉS. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias e outros. São Paulo: Cultrix,1989.
HALL, Sean. Isto significa isso. Isso significa aquilo. Trad. Andrea Mariz. São Paulo: Rosari, 2008.
IASBECK, Luiz C.A. A Arte dos Slogans. , São Paulo: Ed. Annablume, 2002
JESUS, Samuel. Saudade: da poesia medieval à fotografia contemporânea. Tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
JESUS, Mirleno; MOUTINHO, Sonia. Org. Olhares em movimento sobre a transversalidade dialógica da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Teresina: IFPi, 2019. 188p.
KANDEL, Eric. Em busca da memória, o nascimento de uma nova ciência da mente. São Paulo: Companhia da Letras, 2006.
KNAUSS, P. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual, Artcultura, Uberlandia, v.8, n.12, p 97-115, 2006.
LORCA, German. Fotografia como Memória: German Lorca.Sao Paulo:Pinapoteca do Estado,2006.
MENDONCA, Ercílio Severina. A lingüística e a ciência da Informação. Ci. Inf. [online]. 2000, vol. 29, no. 3.
MIRANDA, Antônio. SIMEÃO, Elmira. Da comunicação extensiva ao hibridismo da animaverbivocovisualidade (AV3). Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.24, n.3, p. 49-62, set./dez. 2014.
NOTH,W. Panorama da Semiótica-de Platão a Peirce. São Paulo, Annablume,1998.
________.A Semiótica no século XX. São Paulo, Annablume,1999.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2007. 440 p.
PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo :Perspectiva, 1999.
PEIRCE, Charles S. Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix, 1992
RAMALHO e OLIVEIRA, Sandra. Imagem também se lê. São Paulo : Rosari, , 2009.
ROBREDO, Jaime. Filosofia da Ciência da Informação ou Ciência da Informação e filosofia? In: TOUTAIN, Lidia Brandão (Org.). Para entender a Ciência da Informação. Salvador: UFBA, 2007. p. 35-74.
RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica: determinação, delimitação e direcionamento dos discursos da imagem fotográfica. 2011. 323p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília.
SANTAELLA, L. e W. Nöth. A Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluninuras, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Pioneira, 2002.
SANTAELLA, Lúcia. A Teoria Geral dos Signos. São Paulo: Pioneira, 2000.
_______, Comunicação e Pesquisa. São Paulo: Hackers, 2001.