“Seminários Avançados” visa contribuir na formação teórico-epistemológica de doutorandos por meio da reflexão critico-reflexiva de leituras que tratam e problematizam a produção de conhecimentos científicos válidos e confiáveis no campo das Ciências Sociais. Por meio de leituras e debates coletivos das mesmas em reuniões online iremos trabalhar sobre noções como as de Ciência, Epistemologia, Metodologia, Prática, Experiência e Vida Cotidiana, entre outras. Dado que teorias da Prática nas suas diversas vertentes têm contribuído fortemente para renovar a teoria social em debates mais recentes sobre corpo, conhecimento, linguagem, poder etc. – temas que tem ganho cada vez maior destaque em pesquisas das ciências sociais contemporâneas – neste curso leremos mais autores de algumas vertentes e Teorias da Prática. A noção "Prática" tornou-se um termo chave na teoria social contemporânea, em grande medida pelo lugar de importância que lhe é reservado na teoria resultante das tentativas de evitar modos dualistas de pensar que opõem: sujeito e objeto; agência e estrutura; material e ideal. Trata-se por isso de uma noção e ferramenta cada vez mais utilizada e adequada em modelos de interpretação das ciências sociais de hoje, e que também aparece em teorias que pretendem estender o social para além dos confins do humano. O curso está estruturado em um continuum de temas e autores organizados em 4 apartados, articulados entre si, que visando uma crescente leitura critica do fazer científico, faz o seguinte percurso desde a origem ao presente da Ciência (especialmente as Sociais): No primeiro momento, uma rápida revisão de pressupostos sobre a evolução da Ciência até chegar às principais criticas ao positivismo. No segundo apartado, questões teórico epistemológicas caras e fundantes do fazer científico nas ciências sociais que nos instrumentam até hoje. No terceiro momento se adentra em outro tipo de dilemas (alguns mais metodológicos), visando estimular o olhar critico sobre o modo de desenvolver as próprias pesquisas dos alunos pelos debates promovidos por modos distintos de pensar o campo social. No quarto apartado, dando continuidade ao processo de critica e desconstrução iniciados em apartados anteriores, iremos revisar outras contribuições de distintos “Teóricos da “Pratica” como as de vertentes de Epistemologias do sul, feministas e pragmático-fenomenológicas, perspectivas que tem erguido importantes criticas a modelos mais positivistas de fazer Ciência e se apresentam como modos epistemológicos atuais e alternativos àqueles.
- Professor(a): Maria Gabriela Hita