Professora – Maria Cecília de Paula Silva
Programa da disciplina Educação, identidade e pluralidade cultural – EDCD59
Ementa
Aspectos sócio-políticos e culturais que caracterizam o Brasil como país pluricultural na contemporaneidade.
Estudo sobre as questões relacionadas aos conceitos de identidade, cultura, memória, discriminação/preconceito, saberes e tradições populares.
Manifestações da cultura de nosso povo como processos de construção da identidade cultural no âmbito da educação formal e não-formal.
Objetivos
Abordagem sobre os conceitos de cultura e identidade a partir das discussões atuais no campo das ciências sociais e dos estudos culturais, na perspectiva de realizar aproximações com a educação formal e não-formal, a partir da valorização dos elementos presentes no universo das culturas populares tradicionais, com enfoque na discussão sobre diversidade cultural, tradição, oralidade, memória, preconceito, discriminação, inclusão social, entre outros, numa perspectiva crítica em relação ao contexto das transformações sofridas pelo processo de globalização.
Contextualização
Brasil, país pluricultural, fruto do encontro entre etnias e culturas, gerador de conflitos e acomodações, ambiguidades, discriminações, peculiaridades e paixões.
Brasil que muito é visto com os olhos do europeu, do dominante, porque ainda não se descobriu. Sempre se espelhou no outro, aquele que mora do lado “civilizado” do planeta e que tem “mais valor”, porque nunca se entendeu capaz de construir sua própria caminhada. Brasil que precisa saber quem é, mostrar sua cara para si mesmo, para poder finalmente traçar seu próprio destino, numa perspectiva de construção de uma sociedade mais humana, crítica e solidária.
Essa disciplina pretende provocar o sentimento de “brasilidade” presente em cada um de nós, bem como abordar os conceitos de identidade e cultura a partir das Ciências Sócias e dos Estudos Culturais, refletindo coletivamente sobre as questões relacionadas aos conceitos de memória, ancestralidade, diversidade, saberes e tradições populares, preconceito, inclusão social, entre outros em busca de soluções no âmbito da educação formal e não-formal, que possam contribuir para uma formação humana baseada tanto no saber acadêmico-científico, como nas referências culturais e artísticas de nosso povo, em busca de um projeto educacional que seja inclusivo, que crie consciências críticas e valorize a diversidade cultural existente no nosso país. Os direitos humanos referentes às identidades e pluralidades culturais.
Aspectos teórico metodológicos
- Conteúdos
• Identificar os aspectos sócio-políticos e culturais que caracterizam o Brasil como país pluricultural na contemporaneidade, destacando os desafios colocados e propostas que possam superar esse modelo social baseado no lucro, na exploração e exclusão social.
• Investigar sobre os conceitos de cultura, identidade, diversidade, etnia, tradição, educação formal, não-formal, informal.
• Passear pelos caminhos que nos levam ao encontro das raízes culturais indígenas, afro-brasileiras, europeias e outras que caracterizam a nossa construção identitária.
• Refletir sobre o papel dos veículos de comunicação de massa e da indústria cultural, e suas influências na nossa cultura contemporânea.
• Identificar na sociedade, as manifestações de preconceito e discriminação e refletir sobre as possibilidades de sua superação no âmbito educacional e do direitos humanos.
• Refletir sobre questões acerca das manifestações da cultura do povo e processos de construção da identidade cultural no âmbito da educação formal, informal, não-formal.
- Metodologia
• Leitura de textos sobre os temas abordados com discussão em sala
• Apresentação de seminários.
• Análise de material ligado à nossa produção cultural como músicas, filmes, peças de teatro, poesias etc., visando estabelecer vínculos com os temas propostos pela disciplina.
• Conversas com artistas, educadores populares e pesquisadores da área, convidados para as aulas.
• Realização de visitas a grupos sociais específicos, em situação de aprendizagem formal ou não-formal, apresentando, no final do semestre, um relatório sobre a experiência.
• Vivências práticas evidenciando a Corporeidade e Identidade Cultural num processo pedagógico utilizando danças, jogos tradicionais e outras manifestações.
• Participação em eventos culturais, científicos e pedagógicos que versam e/ou discutam os temas da disciplina.
• Elaboração de um artigo versando sobre os temas discutidos e com base nos textos e demais materiais estudados.
Avaliação
Acreditamos numa avaliação processual, em que os estudantes sejam avaliados com base na participação nos encontros, palestras, seminários, com discussões sobre os textos, filmes, fotos, processos e procedimentos envolvidos e tratados na sala de aula e nos encontros da disciplina, nos artigos e produções solicitadas, como textos, redações, poemas, artigos, vídeos, filmes, performances, entre outros. Nesta avaliação a pontualidade, assiduidade e compromisso demonstrado nos encontros e interações serão considerados.
* Neste semestre trabalharemos no formato online e, por este motivo, algumas atividades estarão sendo redimensionadas ao longo do semestre para que possamos atender aos objetivos deste componente curricular.
Outras Atividades e Relatórios
Visita a manifestações culturais como rodas de choro, de samba, capoeira e outras manifestações; assistir a filmes, peças de teatro, visitas a museus, espaços culturais, patrimônio arquitetônico, entre outros, a partir de uma organização e planejamento coletivo, que possam trazer relevantes reflexões sobre as identidades, pluralidades culturais e educação. Estas atividades serão acompanhadas de relatórios/ textos identitários.
Bibliografia (sugestão inicial a ser ampliada)
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas, I. 5ºed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Trad. Myriam Ávila et alii. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BORDAS, Miguel Angel; ZOBOLI, Fabio; SILVA, Maria Cecília de Paula; SUZART, Cleverson. A (in) exclusão dos corpos no ambiente escolar. Seminário Internacional de Educação, v.01, p.01-17, 2007.
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: Tradição e Contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Funarte,1987.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BRITO, Diego Assis; SILVA, Maria Cecília de Paula. Surfando com as ondas de Diogo: o lazer e o ‘desenvolvimento’ na comunidade de pescadores do Litoral Norte da Bahia, Brasil. In: CARDEL, Lídia M.S. et al (Orgs.). Estudos socioambientais e saberes tradicionais do Litoral Norte da Bahia: diálogos interdisciplinares. 1ed. Salvador: EDUFBA, 2016. (p. 435-452).
CASCUDO, Luís da Câmara. Made in África. 5° ed. São Paulo: Global, 2001.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: As Artes do Fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
________. A cultura no plural. 4reimp. Campinas, SP: Papirus, 2016.
DAMASCENA, Quécia Silva; MIRANDA, Eduardo Oliveira; SILVA, Maria Cecília de Paula. O olhar pedagógico para a aplicação da Lei 10.639/03. Teias (Rio de Janeiro), v.19, p. 248-262, 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GOMES, Jamila; MIRANDA, Eduardo; SILVA, Maria Cecília de Paula. Graffit/Pixação no chão da escola: reflexões do diário de campo para a formação docente em geografia. Revista Educação Popular, v.17, p.145-157, 2018.
IANNI, Otávio . A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1999.
MIRANDA, Eduardo Oliveira; SILVA, Maria Cecília de Paula. Protagonismo corporal para a cidadania: provocações da pedagogia da libertação. Instrumento - Revista em Estudo e pesquisa em Educação, v.20, p.149-156, 2018.
MOREIRA, Anália de Jesus; SILVA, Maria Cecília de Paula. Possibilidades didático-metodológicas para o trato com a Lei n° 10.639/2003 no ensino da educação física: a importância da educação étnico-racial. Holos (Natal. Online), v.1, p.1-12, 2018.
ORTIZ, Renato. Românticos e Folcloristas. São Paulo: Olho D´água, 1992.
PIRES, Cristine; SILVA, Maria Cecília de Paula; PIRES, Aparecida C. O cinema na educação pública: desvelando caminhos para a educação emancipatória através da educação audiovisual. In: PRADO, Claudio G.; SILVA, Fernanda D. A.; SOUZA, Vilma A. (Orgs.). Infâncias: olhares que se entrecruzam. 1ed. Ituiutaba: Barlavento, 2018, v.1, p. 392-413.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RICOEUR, Paul (org.). As Culturas e o Tempo. São Paulo: EDUSP, 1975.
SCHROEDER, Anastácia; VIEIRA, Joana Rita Barral; SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpo, Cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana. Inter - Ação (UFG. Online), v.42, p. 538-555, 2017.
SILVA, José Bittencourt; SILVA, Maria Cecília de Paula Silva. Educação ambiental em escola de tempo integral em Belém, estado do Pará. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.34, p.168-185, 2017.
SILVA, Maria Cecília de Paula; Pires, Cristine. Educação e imagem: desvelando caminhos para a educação emancipatória através da educação audiovisual. Investigar em Educação, v.2, p.163-179, 2014.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Saberes e sabores do corpo esportivo no tempo presente: imagens e reflexos do esporte olímpico. Arquivos em Movimento (UFRJ. Online), v.10, p. 155-180, 2014.
SILVA, Maria Cecília de Paula; QUEIROZ, Lilian Quelle Santos. Desafios no ensino fundamental: por uma educação étnico cultural na educação básica. Revista Tópicos Educacionais, v.20, p.79-98, 2014.
PIRES, Aparecida Carneiro; BRITO, Diego Assis; SILVA, Maria Cecília de Paula; PAIVA, Tairone Rodrigues. A função dos intelectuais e o papel da escola na organização da cultura. Revista HISTEDBR (Campinas. Online), v.12, p.349-362, 2012.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Do corpo objeto ao sujeito histórico: perspectivas do corpo na história da educação brasileira. Salvador: EDUFBA, 2009.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Uma questão de gênero ? Corpo, saber, sabor, política e práxis na formação humana. In: GRANDO, Beleni S. et. al.(Orgs.). Mulheres, culturas e identidades. v.2. Curitiba: CRV, 2018. (p.179-192)
SILVA, Maria Cecília de Paula. Os intelectuais e a cultura popular: reflexões sobre a cultura corporal popular e a educação. Seminário Internacional de Educação, v.1, p.01-17, 2017.
SILVA, Maria Cecília de Paula; OLIVEIRA, Vladmir Santos; QUEIROZ, Lilian Quelle Santos. Arte e Desenvolvimento Humano: percursos, desafios e aproximações. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v.2, p.3-12, 2007.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Educação, corpo e cultura: caminhos possíveis para a Humanização e a Educação de jovens e adultos. In: Luiz Alcoforado; BARBOSA, Marcia R.; BARRETO, Denise A. B. Diálogos Freirianos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. 1ed. Recife/ Coimbra: Ed. UFPE e Imprensa Universidade de Coimbra, 2018. p. 249-274.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpos e culturas locais: possibilidades de uma educação emancipatória pela pesquisa, ensino e extensão. In: SILVA, Geranilde C.; LOPES, Monalisa Soares. MONTEIRO, Rita M. P. (org.). Experiências em Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade: caminhos e perspectivas. 1ed. Fortaleza: Imprece, 2017, p. 295-310.
SANTIAGO, Fatima G.; SILVA, Maria Cecília de Paula. O léxico indígena no jornal escolar O Aprendiz (1944-1947). In: ROMERO, Marta N.; ALVAREZ, Rosario; MATO, Eduardo M. (Orgs.). Interculturas. 1ed. Santiago de Compostela. Ed. USC. (p. 455-464).
SILVA, Maria Cecília de Paula. Educação, corpo, cultura e ambiente: uma história tecida com os artesãos de Diogo, Bahia, Brasil. In: CARDEL, Lídia M.S. et al (Orgs.). Estudos socioambientais e saberes tradicionais do Litoral Norte da Bahia: diálogos interdisciplinares. 1ed. Salvador: EDUFBA, 2016. (p.363-384).
SILVA, Maria Cecília de Paula. Territórios e culturas locais no passado e no presente: metáforas do corpo no Nordeste do Brasil. In: SILVA, Paula C.C. et al. (Orgs.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. 1ed. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016. (p. 7-24)
SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpo brincante em comunidades invisíveis: a cultura das crianças de Santo Antônio (Bahia) no tempo presente. In: CARDEL, Lídia M.S. et al (Orgs.). Estudos socioambientais e saberes tradicionais do Litoral Norte da Bahia: diálogos interdiscip
Programa da disciplina Educação, identidade e pluralidade cultural – EDCD59
Ementa
Aspectos sócio-políticos e culturais que caracterizam o Brasil como país pluricultural na contemporaneidade.
Estudo sobre as questões relacionadas aos conceitos de identidade, cultura, memória, discriminação/preconceito, saberes e tradições populares.
Manifestações da cultura de nosso povo como processos de construção da identidade cultural no âmbito da educação formal e não-formal.
Objetivos
Abordagem sobre os conceitos de cultura e identidade a partir das discussões atuais no campo das ciências sociais e dos estudos culturais, na perspectiva de realizar aproximações com a educação formal e não-formal, a partir da valorização dos elementos presentes no universo das culturas populares tradicionais, com enfoque na discussão sobre diversidade cultural, tradição, oralidade, memória, preconceito, discriminação, inclusão social, entre outros, numa perspectiva crítica em relação ao contexto das transformações sofridas pelo processo de globalização.
Contextualização
Brasil, país pluricultural, fruto do encontro entre etnias e culturas, gerador de conflitos e acomodações, ambiguidades, discriminações, peculiaridades e paixões.
Brasil que muito é visto com os olhos do europeu, do dominante, porque ainda não se descobriu. Sempre se espelhou no outro, aquele que mora do lado “civilizado” do planeta e que tem “mais valor”, porque nunca se entendeu capaz de construir sua própria caminhada. Brasil que precisa saber quem é, mostrar sua cara para si mesmo, para poder finalmente traçar seu próprio destino, numa perspectiva de construção de uma sociedade mais humana, crítica e solidária.
Essa disciplina pretende provocar o sentimento de “brasilidade” presente em cada um de nós, bem como abordar os conceitos de identidade e cultura a partir das Ciências Sócias e dos Estudos Culturais, refletindo coletivamente sobre as questões relacionadas aos conceitos de memória, ancestralidade, diversidade, saberes e tradições populares, preconceito, inclusão social, entre outros em busca de soluções no âmbito da educação formal e não-formal, que possam contribuir para uma formação humana baseada tanto no saber acadêmico-científico, como nas referências culturais e artísticas de nosso povo, em busca de um projeto educacional que seja inclusivo, que crie consciências críticas e valorize a diversidade cultural existente no nosso país. Os direitos humanos referentes às identidades e pluralidades culturais.
Aspectos teórico metodológicos
- Conteúdos
• Identificar os aspectos sócio-políticos e culturais que caracterizam o Brasil como país pluricultural na contemporaneidade, destacando os desafios colocados e propostas que possam superar esse modelo social baseado no lucro, na exploração e exclusão social.
• Investigar sobre os conceitos de cultura, identidade, diversidade, etnia, tradição, educação formal, não-formal, informal.
• Passear pelos caminhos que nos levam ao encontro das raízes culturais indígenas, afro-brasileiras, europeias e outras que caracterizam a nossa construção identitária.
• Refletir sobre o papel dos veículos de comunicação de massa e da indústria cultural, e suas influências na nossa cultura contemporânea.
• Identificar na sociedade, as manifestações de preconceito e discriminação e refletir sobre as possibilidades de sua superação no âmbito educacional e do direitos humanos.
• Refletir sobre questões acerca das manifestações da cultura do povo e processos de construção da identidade cultural no âmbito da educação formal, informal, não-formal.
- Metodologia
• Leitura de textos sobre os temas abordados com discussão em sala
• Apresentação de seminários.
• Análise de material ligado à nossa produção cultural como músicas, filmes, peças de teatro, poesias etc., visando estabelecer vínculos com os temas propostos pela disciplina.
• Conversas com artistas, educadores populares e pesquisadores da área, convidados para as aulas.
• Realização de visitas a grupos sociais específicos, em situação de aprendizagem formal ou não-formal, apresentando, no final do semestre, um relatório sobre a experiência.
• Vivências práticas evidenciando a Corporeidade e Identidade Cultural num processo pedagógico utilizando danças, jogos tradicionais e outras manifestações.
• Participação em eventos culturais, científicos e pedagógicos que versam e/ou discutam os temas da disciplina.
• Elaboração de um artigo versando sobre os temas discutidos e com base nos textos e demais materiais estudados.
Avaliação
Acreditamos numa avaliação processual, em que os estudantes sejam avaliados com base na participação nos encontros, palestras, seminários, com discussões sobre os textos, filmes, fotos, processos e procedimentos envolvidos e tratados na sala de aula e nos encontros da disciplina, nos artigos e produções solicitadas, como textos, redações, poemas, artigos, vídeos, filmes, performances, entre outros. Nesta avaliação a pontualidade, assiduidade e compromisso demonstrado nos encontros e interações serão considerados.
* Neste semestre trabalharemos no formato online e, por este motivo, algumas atividades estarão sendo redimensionadas ao longo do semestre para que possamos atender aos objetivos deste componente curricular.
Outras Atividades e Relatórios
Visita a manifestações culturais como rodas de choro, de samba, capoeira e outras manifestações; assistir a filmes, peças de teatro, visitas a museus, espaços culturais, patrimônio arquitetônico, entre outros, a partir de uma organização e planejamento coletivo, que possam trazer relevantes reflexões sobre as identidades, pluralidades culturais e educação. Estas atividades serão acompanhadas de relatórios/ textos identitários.
Bibliografia (sugestão inicial a ser ampliada)
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas, I. 5ºed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Trad. Myriam Ávila et alii. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BORDAS, Miguel Angel; ZOBOLI, Fabio; SILVA, Maria Cecília de Paula; SUZART, Cleverson. A (in) exclusão dos corpos no ambiente escolar. Seminário Internacional de Educação, v.01, p.01-17, 2007.
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: Tradição e Contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Funarte,1987.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BRITO, Diego Assis; SILVA, Maria Cecília de Paula. Surfando com as ondas de Diogo: o lazer e o ‘desenvolvimento’ na comunidade de pescadores do Litoral Norte da Bahia, Brasil. In: CARDEL, Lídia M.S. et al (Orgs.). Estudos socioambientais e saberes tradicionais do Litoral Norte da Bahia: diálogos interdisciplinares. 1ed. Salvador: EDUFBA, 2016. (p. 435-452).
CASCUDO, Luís da Câmara. Made in África. 5° ed. São Paulo: Global, 2001.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: As Artes do Fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
________. A cultura no plural. 4reimp. Campinas, SP: Papirus, 2016.
DAMASCENA, Quécia Silva; MIRANDA, Eduardo Oliveira; SILVA, Maria Cecília de Paula. O olhar pedagógico para a aplicação da Lei 10.639/03. Teias (Rio de Janeiro), v.19, p. 248-262, 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GOMES, Jamila; MIRANDA, Eduardo; SILVA, Maria Cecília de Paula. Graffit/Pixação no chão da escola: reflexões do diário de campo para a formação docente em geografia. Revista Educação Popular, v.17, p.145-157, 2018.
IANNI, Otávio . A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez, 1999.
MIRANDA, Eduardo Oliveira; SILVA, Maria Cecília de Paula. Protagonismo corporal para a cidadania: provocações da pedagogia da libertação. Instrumento - Revista em Estudo e pesquisa em Educação, v.20, p.149-156, 2018.
MOREIRA, Anália de Jesus; SILVA, Maria Cecília de Paula. Possibilidades didático-metodológicas para o trato com a Lei n° 10.639/2003 no ensino da educação física: a importância da educação étnico-racial. Holos (Natal. Online), v.1, p.1-12, 2018.
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PIRES, Cristine; SILVA, Maria Cecília de Paula; PIRES, Aparecida C. O cinema na educação pública: desvelando caminhos para a educação emancipatória através da educação audiovisual. In: PRADO, Claudio G.; SILVA, Fernanda D. A.; SOUZA, Vilma A. (Orgs.). Infâncias: olhares que se entrecruzam. 1ed. Ituiutaba: Barlavento, 2018, v.1, p. 392-413.
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RICOEUR, Paul (org.). As Culturas e o Tempo. São Paulo: EDUSP, 1975.
SCHROEDER, Anastácia; VIEIRA, Joana Rita Barral; SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpo, Cultura e Paulo Freire: a capoeira como possibilidade de uma educação na perspectiva da emancipação humana. Inter - Ação (UFG. Online), v.42, p. 538-555, 2017.
SILVA, José Bittencourt; SILVA, Maria Cecília de Paula Silva. Educação ambiental em escola de tempo integral em Belém, estado do Pará. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.34, p.168-185, 2017.
SILVA, Maria Cecília de Paula; Pires, Cristine. Educação e imagem: desvelando caminhos para a educação emancipatória através da educação audiovisual. Investigar em Educação, v.2, p.163-179, 2014.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Saberes e sabores do corpo esportivo no tempo presente: imagens e reflexos do esporte olímpico. Arquivos em Movimento (UFRJ. Online), v.10, p. 155-180, 2014.
SILVA, Maria Cecília de Paula; QUEIROZ, Lilian Quelle Santos. Desafios no ensino fundamental: por uma educação étnico cultural na educação básica. Revista Tópicos Educacionais, v.20, p.79-98, 2014.
PIRES, Aparecida Carneiro; BRITO, Diego Assis; SILVA, Maria Cecília de Paula; PAIVA, Tairone Rodrigues. A função dos intelectuais e o papel da escola na organização da cultura. Revista HISTEDBR (Campinas. Online), v.12, p.349-362, 2012.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Do corpo objeto ao sujeito histórico: perspectivas do corpo na história da educação brasileira. Salvador: EDUFBA, 2009.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Uma questão de gênero ? Corpo, saber, sabor, política e práxis na formação humana. In: GRANDO, Beleni S. et. al.(Orgs.). Mulheres, culturas e identidades. v.2. Curitiba: CRV, 2018. (p.179-192)
SILVA, Maria Cecília de Paula. Os intelectuais e a cultura popular: reflexões sobre a cultura corporal popular e a educação. Seminário Internacional de Educação, v.1, p.01-17, 2017.
SILVA, Maria Cecília de Paula; OLIVEIRA, Vladmir Santos; QUEIROZ, Lilian Quelle Santos. Arte e Desenvolvimento Humano: percursos, desafios e aproximações. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v.2, p.3-12, 2007.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Educação, corpo e cultura: caminhos possíveis para a Humanização e a Educação de jovens e adultos. In: Luiz Alcoforado; BARBOSA, Marcia R.; BARRETO, Denise A. B. Diálogos Freirianos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. 1ed. Recife/ Coimbra: Ed. UFPE e Imprensa Universidade de Coimbra, 2018. p. 249-274.
SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpos e culturas locais: possibilidades de uma educação emancipatória pela pesquisa, ensino e extensão. In: SILVA, Geranilde C.; LOPES, Monalisa Soares. MONTEIRO, Rita M. P. (org.). Experiências em Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade: caminhos e perspectivas. 1ed. Fortaleza: Imprece, 2017, p. 295-310.
SANTIAGO, Fatima G.; SILVA, Maria Cecília de Paula. O léxico indígena no jornal escolar O Aprendiz (1944-1947). In: ROMERO, Marta N.; ALVAREZ, Rosario; MATO, Eduardo M. (Orgs.). Interculturas. 1ed. Santiago de Compostela. Ed. USC. (p. 455-464).
SILVA, Maria Cecília de Paula. Educação, corpo, cultura e ambiente: uma história tecida com os artesãos de Diogo, Bahia, Brasil. In: CARDEL, Lídia M.S. et al (Orgs.). Estudos socioambientais e saberes tradicionais do Litoral Norte da Bahia: diálogos interdisciplinares. 1ed. Salvador: EDUFBA, 2016. (p.363-384).
SILVA, Maria Cecília de Paula. Territórios e culturas locais no passado e no presente: metáforas do corpo no Nordeste do Brasil. In: SILVA, Paula C.C. et al. (Orgs.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. 1ed. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016. (p. 7-24)
SILVA, Maria Cecília de Paula. Corpo brincante em comunidades invisíveis: a cultura das crianças de Santo Antônio (Bahia) no tempo presente. In: CARDEL, Lídia M.S. et al (Orgs.). Estudos socioambientais e saberes tradicionais do Litoral Norte da Bahia: diálogos interdiscip
- Professor(a): Maria Cecilia de Paula Silva