Ementa;
Discute a produção recente de conhecimentos em ciência da informação no Brasil, através de análise de escritos originais, de modo a identificar suas tendências temáticas, seus referenciais teóricos e opções metodológicas e os principais problemas detectados.
O desenvolvimento do curso incluirá a discussão de textos e algumas aulas expositivas de caráter introdutório, destinadas a fornecer aos estudantes um panorama sobre a constituição e situação geral da ciência da informação ,especificamente, da produção científica recente dessa área no Brasil, além da apresentação de seminários temáticos,
previamente definidos, a cargo dos estudantes.
Bibliografia Básica:
De acordo com o conteúdo abordado
ALBUQUERQUE, M. E. B. C.; GONCALVES, G. K. M. (Org.) ; MOTA, D. A. R. (Org.) . Organização e representação da informação e do conhecimento: intersecções teórico-sociais. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. 201p .
ALBUQUERQUE, M. E. B. C.; FREIRE, B. M. J. ; LIMA, I. F. ; GONCALVES, E. F. ; FRANCA, F. S. ; GUADENCIO, S. M. . Na memória da tradição: fontes de informação em Literatura de Cordel. 1. ed. João Pessoa - PB: EDUEPB, 2016. v. 1. 546p .
ALBUQUERQUE, M. E. B. C.. Representação temática da informação na literatura de cordel. 1. ed. Curitiba - Paraná: Appris, 2013. v. 1. 323p .
MENEZES, Vinícios Souza de. Outros livros, outras grafias: relatos indígenas.Bibliothecae.it, 10 (2021), 2, 219-254 . 2021.
TOUTAIN, L.B. A Ciência da Informação em Movimento: Memória, esquecimento, Preservação Digital
Discute a produção recente de conhecimentos em ciência da informação no Brasil, através de análise de escritos originais, de modo a identificar suas tendências temáticas, seus referenciais teóricos e opções metodológicas e os principais problemas detectados.
O desenvolvimento do curso incluirá a discussão de textos e algumas aulas expositivas de caráter introdutório, destinadas a fornecer aos estudantes um panorama sobre a constituição e situação geral da ciência da informação ,especificamente, da produção científica recente dessa área no Brasil, além da apresentação de seminários temáticos,
previamente definidos, a cargo dos estudantes.
Bibliografia Básica:
De acordo com o conteúdo abordado
ALBUQUERQUE, M. E. B. C.; GONCALVES, G. K. M. (Org.) ; MOTA, D. A. R. (Org.) . Organização e representação da informação e do conhecimento: intersecções teórico-sociais. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. 201p .
ALBUQUERQUE, M. E. B. C.; FREIRE, B. M. J. ; LIMA, I. F. ; GONCALVES, E. F. ; FRANCA, F. S. ; GUADENCIO, S. M. . Na memória da tradição: fontes de informação em Literatura de Cordel. 1. ed. João Pessoa - PB: EDUEPB, 2016. v. 1. 546p .
ALBUQUERQUE, M. E. B. C.. Representação temática da informação na literatura de cordel. 1. ed. Curitiba - Paraná: Appris, 2013. v. 1. 323p .
MENEZES, Vinícios Souza de. Outros livros, outras grafias: relatos indígenas.Bibliothecae.it, 10 (2021), 2, 219-254 . 2021.
TOUTAIN, L.B. A Ciência da Informação em Movimento: Memória, esquecimento, Preservação Digital
- Professor(a): Lidia Maria Batista Brandao Toutain
- Professor(a): Alzira Queiroz Gondim Tude de Sa