FAQ - AVA UFBA

Dúvidas Frequentes


        
 
      PERGUNTA:
  RESPOSTA:
  KEYWORDS (PALAVRA CHAVE):

 

Pergunta: Posso excluir meu usuário do Moodle? E de um curso?
Resposta: 

 

Para excluir seu usuário do Moodle UFBA, contate o suporte técnico.

Para sair de um curso, solicite ao professor responsável pela disciplina ou componente curricular que seja retirado do curso.

 

 

 

Pergunta: Com o perfil de tutor, posso criar cursos?
Resposta: 

A criação de curso é restrita ao perfil de administrador e de criador de cursos. Nem aluno, nem professor tem permissão para criar curso. Caso esteja com o perfil de professor, significa que você pode alterar o curso e inserir outros participantes (alunos, professores, tutores).

 

 

 

Pergunta: Como proceder em caso de perda de senha para acesso ao Moodle?
Resposta: 

O próprio usuário é quem providencia a troca de sua senha. Para isso, veja detalhes na página do Suporte Técnico.

Em caso de dificuldades, entre em contato com o Helpdesk através do e-mail helpdesk@ufba.br ou 3283-6100.

 

 

 

Pergunta: Como faço para inscrever usuários com o perfil de professor ou tutor no meu espaço no Moodle?
Resposta: 

A inscrição de professores, tutores e alunos em espaços no Moodle pode ser feita diretamente pelos docentes responsáveis.
A inscrição é feita no bloco de administração, na opção "Usuários Inscritos". Os participantes a serem inscritos já devem estar cadastrados no Moodle.



 

 

 

Pergunta: Serei professor em um curso e meu espaço já foi criado. Somente após a edição do curso é que vamos poder cadastrar estudantes?
Resposta: 

O cadastro dos estudantes no AVA Moodle UFBA pode ser feito a partir do envio da chave de inscrição para estes estudantes.

O professor deve enviar aos estudantes o código de acesso à sala da disciplina. Este código foi recebido pelo e-mail do moodle@ufba.br ao solicitar a criação da sala.

Por meio deste código (chave de inscrição) o próprio aluno irá ingressar na sala da disciplina.

 

 

 

Pergunta: Onde encontro manuais sobre o Moodle e seus recursos?
Resposta: 

No Moodle UFBA, disponibilizamos uma página com link para vários manuais.  Clique aqui e confira a página do suporte técnico.

 

 

 

 

Pergunta: Meu curso terá muitos alunos. Tenho que cadastrar manualmente?
Resposta: 

Para cursos com muitos alunos, a equipe do NEAD apóia o cadastramento no ambiente Moodle através de um "cadastramento em lote" disponibilizado pelo Moodle.

Clique aqui e veja o serviço "cadastramento em lote" para mais detalhes. 

 

 

 

 

Pergunta: Sou professor e tenho um curso no Moodle, como faço para começar a editá-lo?
Resposta: 
  • Na página inicial do seu curso, na parte superior direita observe o símbolo da "engrenagem" engrenagem para ativa edição 
  • Depois clique em "ativar edição";
  • Clique neste botão e todas as opções de edição do seu curso estarão disponíveis, como "adicionar um novo recurso" e alterar a ordem dos itens do curso.
 

 

 

Pergunta: É possível monitorar todas ações de alunos feitas em um curso?
Resposta: 

Sim, é possível. Porém, esta opção é restrita aos perfis de professor ou superiores.

Para ver as ações feitas dentro de um curso, por alunos ou outros participantes:

  • Encontre o bloco "Administração" localizado na lateral esquerda dentro da página do curso;
  • No bloco "Administração" clique em "Relatórios";
  • Em seguida clique em "Logs".

Esta página exibirá as ações realizadas dentro do curso e o usuário que a fez.

 

 

 

Pergunta: Como faço para alterar as configurações de uma atividade ou recurso dentro de um curso?
Resposta: 

Esta opção é restrita a perfis de professor ou superiores.

É obrigatória a configuração de um recurso no momento em que ele é criado. Para editar um recurso posteriormente:

  • Clique na atividade ou recurso desejada;
  • Em seguida localize e clique no bloco "Administração" na lateral esquerda da página do curso;
  • Você verá o menu "Administração" seguido do tipo de recurso que você abriu;
  • Logo abaixo, clique em "Editar Configurações" e será aberta a página de configuração do recurso.


Observação: Este menu de administração "muda" de acordo ao recurso acessado, exibindo opções específicas.
Exemplo.: Se você está acessando um fórum, serão exibidas as configurações de administração deste; se for uma tarefa, as opções já serão relacionadas à tarefa.