EMENTA
A disciplina tem caráter teórico/prático, funcionando como uma introdução à problemática geral da produção e disponibilização jornalística em novos suportes midiáticos, porém, com priorização do jornalismo online praticado na internet, como campo de estudo, observação e experimentação. A oficina terá parte de suas atividades práticas organizadas em torno da produção de um produto online jornalístico laboratorial.

OBJETIVOS

A disciplina alia teoria e prática. Busca fornecer compreensão acerca dos processos e fundamentos da apuração, redação, edição, circulação e disponibilização de conteúdos jornalísticos em meios digitais. Atenção será dada para os aspectos relacionados à plataformização do jornalismo, ao fact-checking e à desinformação, aos aspectos relacionados à inovação no jornalismo, ao jornalismo imersivo com uso de vídeos 360º., Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), às especificidades do jornalismo de dados e da visualização de dados. Observaremos o estado da arte das publicações digitais brasileiras e estrangeiras, visando prover conhecimento de primeira mão sobre o estágio em que se encontram, apontando as tendências e as perspectivas na área.

Assim, tem-se como objetivos:

- Conhecer os fundamentos teórico-conceituais e técnicos sobre os processos e práticas de produção, edição e circulação de conteúdos jornalísticos em ambientes digitais;

- Conhecer e praticar as técnicas de escrita para o jornalismo digital;

- Experimentar práticas e rotinas de produção, edição e circulação de conteúdos jornalísticos nos ambientes digitais;

- Criar narrativas jornalísticas a partir da experimentação dos recursos e linguagens hipermidiáticos;

- Observar e analisar dinâmicas de circulação dos conteúdos jornalísticos produzidos nos ambientes digitais.

METODOLOGIA

Exposição participada com utilização de data-show, entre outros recursos audiovisuais; Discussão de textos diversos; Análise de produtos; Exercícios; Seminário. Trabalho de produção, apuração, redação e edição de conteúdos para o produto laboratorial Impressão Digital 126, incluindo também a etapa de divulgação do produto.

»» A doutoranda Mariana Menezes Alcântara (PósCom) fará o tirocínio docente na disciplina. Ela ministrará aulas expositivas e será assistente da professora nas atividades, participando nas etapas de planejamento, produção de conteúdo e manutenção do produto laboratorial.

»» O doutorando Moisés Costa Pinto (PósCom) e a mestranda Emanuelle Carvalho (PósCom) também atuarão na disciplina, seja ministrando aulas/seminários, seja em colaboração para o produto laboratorial Impressão Digital 126 (https://impressaodigital126.ufba.br/).Desta maneira, a disciplina busca contribuir para a integração entre a graduação e a pós-graduação.

Deste modo, a disciplina busca contribuir para a integração entre a graduação e a pós-graduação.

AVALIAÇÃO

• Será avaliada a participação em aula e a leitura dos textos.
• Exercícios práticos (0 a 5);
• Seminário (0 a 5);
• Trabalho de produção, apuração e edição de conteúdos para o Impressão Digital 126. (0 a 10).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I - Jornalismo e o ecossistema híbrido de meios
Jornalismo digital: de advento a referência
Jornalismo pós-industrial e os desafios contemporâneos
Características: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização, ubiquidade
Gerações do jornalismo digital: transposição, metáfora, webjornalismo ou jornalismo digital de terceira geração, jornalismo em bases de dados (quarta e quinta gerações).
Jornalismo convergente e continuum multimídia
Linguagem hipermidiática e formatos: blog, liveblog, podcasts, vídeos verticais, reportagem longform, newsletters, linhas do tempo, bots e chats, visualização de dados, formato personalizado, vídeos 360º., realidade virtual (RV) e aumentada (RA).

Unidade II - Técnicas de jornalismo digital
Técnicas de texto: a pirâmide deitada e o hiperlink como elemento narrativo central no jornalismo digital
Técnicas de SEO para o jornalismo
Processo de produção jornalística: composição, edição, publicação e circulação
A grande reportagem multimídia
Cobertura jornalística com dispositivos móveis
As práticas de verificação e o fact-checking
Infografia e produção audiovisual
Ferramentas digitais para jornalistas
Métricas editoriais e analytics
Redes sociais, engajamento da audiência e questões éticas

Unidade III - Inovação
Jornalismo imersivo e outros produtos digitais dinâmicos
Crise do jornalismo e novos modelos de negócio
Empreendedorismo no jornalismo digital


BIBLIOGRAFIA
Básica

BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, PT: Livros LabCom, 2013, p. 33-54. Disponível em: http://labcom.ubi.pt/event/524

CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, Portugal: Livros Labcom. 2014. Disponível em: http://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/4336/1/LIVRO_Webjornalismo_7.pdf

GRAY, Jonathan; BOUNEGRU, Liliana. Manual de Jornalismo de Dados. Rumo a uma prática crítica de dados.
2021. Disponível em: http://datajournalismcom.s3.eu-central-1.amazonaws.com/handbooks/The-Data-Journalism-Handbook-2_PT.pdf

PALACIOS, Marcos; MACHADO, Elias (Orgs). Modelos de jornalismo digital. Salvador: Calandra, 2003. Disponível em: https://gjol.net/wp-content/uploads/2012/12/book-modelos-jornalismo.pdf

ZAMIN, Angela; SCHWAAB, Reges. Tópicos em jornalismo: Redação e Reportagem. Série Novas Diretrizes volume 3. Florianópolis: Insular, 2021.

Complementar:

BARBOSA, Suzana; VIEIRA, Lívia; ALCANTARA, Mariana; COSTA, Moisés. Professional profile of the contemporary digital journalist. In: VÁZQUEZ-HERRERO, J.; SILVA-RODRÍGUEZ, A.; NEGREIRA-REY, M.C.; TOURAL-BRAN, C.; LÓPEZ-GARCÍA, X. (Eds). Total Journalism: Models, Techniques and Challenges. Studies in Big Data, 97. Springer Nature, 2022.

BONITO, M.; CONCEIÇÃO DOS SANTOS, L. Repensar os processos e as práticas jornalísticas pela ótica da acessibilidade comunicativa. Revista Alterjor, v. 20, n. 2, p. 133-147, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/155316.

CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada, In: BARBOSA, S. (Org.) Jornalismo Digital de Terceira Geração. Coleção Estudos em Comunicação. Covilhã: LabcomBooks, 2007. Disponível em:
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CORDEIRO, William. Hiperinfografia: a visualização da informação jornalística mais sofisticada. Florianópolis: Insular, 2020. Disponível em:

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VIEIRA, Lívia. Métricas editoriais no jornalismo online: ética e cultura profissional na relação com audiências ativas. Tese de Doutorado. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Universidade Federal de Santa Catarina,2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189167
COM 125 (Oficina de Telejornalismo) é uma disciplina de formação específica da habilitação em Jornalismo, com a finalidade de capacitar para as atividades do jornalismo audiovisual, em função das práticas adotadas, sob a influência da linguagem, principalmente, pela televisão, por meio de recursos modificados, historicamente, pela tecnologia, para produzir, registrar informações, através de gravações de áudio e vídeo, além de definir o formato para divulgar e distribuir a notícia em programas de informação e outros gêneros, pelas plataformas digitais e redes sociais. A realização das práticas e dos procedimentos, com a admissão da influência do modelo de jornalismo da televisão, contribui para destacar as transformações da tecnologia, decorrentes da constituição do ambiente digital, em um contexto de convergência, principalmente, nas dimensões profissional e de conteúdo, aplicadas às velhas e novas formas dos meios de comunicação.
Oficina da Comunicação Escrita