TEORIA MICROECONÔMICA I

Teoria do Consumidor: Restrição Orçamentária e Preferências, Utilidade e Taxa Marginal de Substituição, Teoria da Escolha Ótima, Preferência Revelada, Equação de Slutsky, Efeitos Renda e Substituição, Dotações e Oferta de Trabalho, Escolha Intertemporal, medidas de bem-Estar: Excedente do Consumidor, Variação compensatória e Variação Equivalente; Excedente do Produtor, Demanda de Mercado. Teoria da Firma: Tecnologia, Produto Marginal e Taxa Técnica de Substituição, Maximização de Lucros e Demanda por Fatores
O curso tem 4 Unidades planejadas.
A primeira tratando de metodologia científica - O que é uma ciência e porque a economia o é. Qual seu objeto, seus métodos de análise, seus principais paradigmas e escolas.
A segunda tratando dos temas principais da macroeconomia - o que é a riqueza e a renda, suas medidas, seus determinantes, os principais preços macro (salários, câmbio e juros) e suas flutuações, e os fenômenos particulares da inflação, desemprego, especulação, crise e ciclo.
A terceira foca na microeconomia - mercado, concorrência, comportamento do consumidor e da firma, nas abordagens neoclássica e de organização industrial.
Na quarta e última o foco é vermos as análises econômicas em ação na interpretação de uma economia em particular, a brasileira, que será acompanhada em seu processo de desenvolvimento mais geral.
Página para membros da pasta de Economia Internacional do NEC.