- Professor(a): Rafael Damasceno de Barros
- Professor(a): Daniela Gomes dos Santos Biscarde
- Professor(a): Rose Ana Rios David
- Professor(a): Livia Angeli Silva
- Professor(a): Tatiane Araujo dos Santos
- Professor(a): Ednir Assis Souza
- Professor(a): Thiala Maria Carneiro de Almeida
- Professor(a): Selma Ramos de Cerqueira
- Professor(a): Handerson Silva Santos
- Professor(a): Valdenir Almeida da Silva
- Professor(a): Rose Ana Rios David
- Professor(a): Mariana de Almeida Moraes
- Professor(a): Elieusa E Silva Sampaio
- Professor(a): Claudia Geovana da Silva Pires
- Professor(a): Jamilli Silva Santos
- Professor(a): Ednir Assis Souza
- Professor(a): Selma Ramos de Cerqueira
Nosso objetivo é organizar, supervisionar e acompanhar a realização das atividades curriculares em comunidade, levando à saúde integrativa e complementar, considerando os apectos físicos, mentais, sociais e espirituais dos indivíduos.
EMENTA:
Noções gerais sobre a Política de Humanização do SUS relacionado as diretrizes do acolhimento com escuta sensível e qualificada e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, regulada pela Portaria n° 702, de 21 de março de 2018 do Ministério da Saúde, com vista ao desenvolvimento de uma inovação tecnológica de processo fundamentado no cuidado transdisciplinar e a fenomenologia de MerleauPonty do corpo próprio como experiência vivencial na intencionalidade do EU SOU. Conhecimento da morfologia dos Sentidos Orgânicos - tato, visão, audição, olfato, paladar. Desenvolvimento de noções e habilidades básicas em práticas integrativas e complementares de saúde (reflexologia, aromaterapia, plantas medicinais, cromoterapia). Distinção das racionalidades de saúde e saberes socioculturais e populares do cuidado disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Organização do LHAPICS - Laboratório de Habilidades em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para o atendimento à comunidade interna (estudantes universitários de graduação/pós-graduação, docentes e técnico-administrativos) e atuação na comunidade externa (pessoas com média e alta vulnerabilidade) a Universidade Federal da Bahia.
EMENTA:
Noções gerais sobre a Política de Humanização do SUS relacionado as diretrizes do acolhimento com escuta sensível e qualificada e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, regulada pela Portaria n° 702, de 21 de março de 2018 do Ministério da Saúde, com vista ao desenvolvimento de uma inovação tecnológica de processo fundamentado no cuidado transdisciplinar e a fenomenologia de MerleauPonty do corpo próprio como experiência vivencial na intencionalidade do EU SOU. Conhecimento da morfologia dos Sentidos Orgânicos - tato, visão, audição, olfato, paladar. Desenvolvimento de noções e habilidades básicas em práticas integrativas e complementares de saúde (reflexologia, aromaterapia, plantas medicinais, cromoterapia). Distinção das racionalidades de saúde e saberes socioculturais e populares do cuidado disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Organização do LHAPICS - Laboratório de Habilidades em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para o atendimento à comunidade interna (estudantes universitários de graduação/pós-graduação, docentes e técnico-administrativos) e atuação na comunidade externa (pessoas com média e alta vulnerabilidade) a Universidade Federal da Bahia.
- Professor(a): Maria Teresa Brito Mariotti de Santana
- Professor(a): Maria Aladilce de Souza
- Professor(a): Jessica de Souza Silva
- Professor(a): Daniela Gomes dos Santos Biscarde
- Professor(a): Jose Lucio Costa Ramos
- Professor(a): Tiago Parada Costa Silva
uma figura representativa do tema da disciplina
uma mensagem
uma mensagem
- Professor(a): Maria Teresa Brito Mariotti de Santana
- Professor(a): Ana Carla Carvalho Coelho
- Professor(a): Rafael Lima Rodrigues de Carvalho
- Professor(a): Fransley Lima Santos
- Professor(a): Ana Lucia Arcanjo Oliveira Cordeiro
- Professor(a): Roberta Pereira Góes
- Professor(a): Melissa Almeida Silva
- Professor(a): Livia Angeli Silva
- Professor(a): Daniela Gomes dos Santos Biscarde
- Professor(a): Tiago Parada Costa Silva