- Professor(a): Emyle dos Santos Santos
FUNDAMENTOS DO DESENHO é um componente curricular oferecido aos estudantes da UFBA, principalmente para o curso de Artes Visuais. FUNDAMENTOS DO DESENHO tem a seguinte ementa:
Estudo dos processos e modalidades relacionadas às práticas de desenho como meio expressivo, projetual, comunicante e reflexivo, a partir da observação, memória e imaginação. Instrumentalização para o desenho. Princípios prático-teóricos do desenho.
Estudo dos processos e modalidades relacionadas às práticas de desenho como meio expressivo, projetual, comunicante e reflexivo, a partir da observação, memória e imaginação. Instrumentalização para o desenho. Princípios prático-teóricos do desenho.

- Professor(a): José Raimundo Magalhães Rocha
FUNDAMENTOS DO DESENHO é um componente curricular oferecido aos estudantes da UFBA, principalmente para o curso de Artes Visuais. FUNDAMENTOS DO DESENHO tem a seguinte ementa:
Estudo dos processos e modalidades relacionadas às práticas de desenho como meio expressivo, projetual, comunicante e reflexivo, a partir da observação, memória e imaginação. Instrumentalização para o desenho. Princípios prático-teóricos do desenho.
Estudo dos processos e modalidades relacionadas às práticas de desenho como meio expressivo, projetual, comunicante e reflexivo, a partir da observação, memória e imaginação. Instrumentalização para o desenho. Princípios prático-teóricos do desenho.

- Professor(a): José Raimundo Magalhães Rocha
- Professor(a): Angela Xavier de Souza Nolasco
Ementa:
Estudo, análise, interpretação e crítica das manifestações artísticas na e da Bahia.
Objetivo Geral
● Estudar manifestações artísticas no Brasil.
Conceito de arte brasileira
A “arte” no Brasil, antes do Brasil. - Pré-História/Arte paleo-indígena;
Hipóteses sobre as migrações do homo sapiens para as Américas e o território brasileiro;
sítios arqueológicos
Modalidades de registros:
Pintura e gravura
Arte no Brasil, antes do Brasil.
O instrumental e a produção simbólica
A cerâmica nos vales dos rios Tapajós, Trombetas e em Santarém.
Arte no Brasil, antes do Brasil
O lítico
Arte dos povos originários
Introdução: Questões conceituais;
Arte ou artefato;
A adaptação dos povos e a expressões da cultura material e simbólica dos povos indígenas;
Arte dos povos originários:
Os sistemas simbólicos e suas representações.
Arte dos povos originários:
As manifestações do corpo índio e sua contemporaneidade.
1ª Avaliação – Escrita.
A arte sacra católica e sociedade colonial:
Arte, fé, dominação e sobrevivência. Os fundamentos do projeto colonizador.
Arte Sacra Católica e sociedade colonial.
Urbanismos, arquitetura oficial, civil e ;
* Desenvolvimento das vilas e cidades;
* Instituições religiosas, espaço urbano e organização do trabalho;
* As oficinas e a circulação dos artistas;
* Os engenheiros militares e a tradição clássica;
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
Interpretação dos estilos europeus na ornamentação das Igrejas.
A talha dourada e policromada:
As oficinas, o aprendizado artístico, o processo inventivo, os escultores.
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
O culto dos santos e a imaginária.
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
A pintura catequética e espetacular
ARTE DO SÉCULO XIX:
A iconografia do Brasil produzida pelos viajantes no século XIX.
A instituição do ensino da arte no Brasil – Arte do império.
Academias de Belas Artes e Liceus de Artes e Ofícios.
A missão artística francesa
Émile Taunay, Gonzaga Duque e Angelo Agostini.
O nascimento da iconografia brasileira sob o comando holandês.
Os pintores do Conde Maurício de Nassau
Neoclacissismo e romantismo no Brasil.
A Academia de Belas Artes da Bahia
A construção de uma história do Brasil oficial em imagens;
A arte do século XIX: neoclássico, romantismo e ecletismo.
A ARTE MODERNA
A Semana de 1922 e a militância modernista:
. Grupos – Manifestos – Revistas – Exposições – Ideário
O Modernismo para além de 1922.
A arte moderna na Bahia
Primeira e segunda geração de artistas modernistas.
A ARTE DITA “POPULAR”:
Manifestações, natureza e conceituação,
ARTE CONTEMPORÂNEA:
ARTE AFRO-BRASILEIRA;
Conceituação, características e influências; principais manifestações.
Arte e política na modernidade e contemporaneidade.
A abstração na modernidade e contemporaneidade.
Seminários sobre temas selecionados
Seminários sobre temas selecionados
Arte, performance e questões de gênero e étnicas.
Arte cinética
Artes e novas tecnologias
Arte processual e objetual
A arte contemporânea na Bahia.
Seminários sobre temas selecionados
Seminários sobre temas selecionados
O conceitualismo
Estudo, análise, interpretação e crítica das manifestações artísticas na e da Bahia.
Objetivo Geral
● Estudar manifestações artísticas no Brasil.
Conceito de arte brasileira
A “arte” no Brasil, antes do Brasil. - Pré-História/Arte paleo-indígena;
Hipóteses sobre as migrações do homo sapiens para as Américas e o território brasileiro;
sítios arqueológicos
Modalidades de registros:
Pintura e gravura
Arte no Brasil, antes do Brasil.
O instrumental e a produção simbólica
A cerâmica nos vales dos rios Tapajós, Trombetas e em Santarém.
Arte no Brasil, antes do Brasil
O lítico
Arte dos povos originários
Introdução: Questões conceituais;
Arte ou artefato;
A adaptação dos povos e a expressões da cultura material e simbólica dos povos indígenas;
Arte dos povos originários:
Os sistemas simbólicos e suas representações.
Arte dos povos originários:
As manifestações do corpo índio e sua contemporaneidade.
1ª Avaliação – Escrita.
A arte sacra católica e sociedade colonial:
Arte, fé, dominação e sobrevivência. Os fundamentos do projeto colonizador.
Arte Sacra Católica e sociedade colonial.
Urbanismos, arquitetura oficial, civil e ;
* Desenvolvimento das vilas e cidades;
* Instituições religiosas, espaço urbano e organização do trabalho;
* As oficinas e a circulação dos artistas;
* Os engenheiros militares e a tradição clássica;
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
Interpretação dos estilos europeus na ornamentação das Igrejas.
A talha dourada e policromada:
As oficinas, o aprendizado artístico, o processo inventivo, os escultores.
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
O culto dos santos e a imaginária.
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
A pintura catequética e espetacular
ARTE DO SÉCULO XIX:
A iconografia do Brasil produzida pelos viajantes no século XIX.
A instituição do ensino da arte no Brasil – Arte do império.
Academias de Belas Artes e Liceus de Artes e Ofícios.
A missão artística francesa
Émile Taunay, Gonzaga Duque e Angelo Agostini.
O nascimento da iconografia brasileira sob o comando holandês.
Os pintores do Conde Maurício de Nassau
Neoclacissismo e romantismo no Brasil.
A Academia de Belas Artes da Bahia
A construção de uma história do Brasil oficial em imagens;
A arte do século XIX: neoclássico, romantismo e ecletismo.
A ARTE MODERNA
A Semana de 1922 e a militância modernista:
. Grupos – Manifestos – Revistas – Exposições – Ideário
O Modernismo para além de 1922.
A arte moderna na Bahia
Primeira e segunda geração de artistas modernistas.
A ARTE DITA “POPULAR”:
Manifestações, natureza e conceituação,
ARTE CONTEMPORÂNEA:
ARTE AFRO-BRASILEIRA;
Conceituação, características e influências; principais manifestações.
Arte e política na modernidade e contemporaneidade.
A abstração na modernidade e contemporaneidade.
Seminários sobre temas selecionados
Seminários sobre temas selecionados
Arte, performance e questões de gênero e étnicas.
Arte cinética
Artes e novas tecnologias
Arte processual e objetual
A arte contemporânea na Bahia.
Seminários sobre temas selecionados
Seminários sobre temas selecionados
O conceitualismo

- Professor(a): Luiz Alberto Ribeiro Freire
Ementa:
Estudo, análise, interpretação e crítica das manifestações artísticas na e da Bahia.
Objetivo Geral
● Estudar manifestações artísticas no Brasil.
Conceito de arte brasileira
A “arte” no Brasil, antes do Brasil. - Pré-História/Arte paleo-indígena;
Hipóteses sobre as migrações do homo sapiens para as Américas e o território brasileiro;
sítios arqueológicos
Modalidades de registros:
Pintura e gravura
Arte no Brasil, antes do Brasil.
O instrumental e a produção simbólica
A cerâmica nos vales dos rios Tapajós, Trombetas e em Santarém.
Arte no Brasil, antes do Brasil
O lítico
Arte dos povos originários
Introdução: Questões conceituais;
Arte ou artefato;
A adaptação dos povos e a expressões da cultura material e simbólica dos povos indígenas;
Arte dos povos originários:
Os sistemas simbólicos e suas representações.
Arte dos povos originários:
As manifestações do corpo índio e sua contemporaneidade.
1ª Avaliação – Escrita.
A arte sacra católica e sociedade colonial:
Arte, fé, dominação e sobrevivência. Os fundamentos do projeto colonizador.
Arte Sacra Católica e sociedade colonial.
Urbanismos, arquitetura oficial, civil e ;
* Desenvolvimento das vilas e cidades;
* Instituições religiosas, espaço urbano e organização do trabalho;
* As oficinas e a circulação dos artistas;
* Os engenheiros militares e a tradição clássica;
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
Interpretação dos estilos europeus na ornamentação das Igrejas.
A talha dourada e policromada:
As oficinas, o aprendizado artístico, o processo inventivo, os escultores.
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
O culto dos santos e a imaginária.
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
A pintura catequética e espetacular
ARTE DO SÉCULO XIX:
A iconografia do Brasil produzida pelos viajantes no século XIX.
A instituição do ensino da arte no Brasil – Arte do império.
Academias de Belas Artes e Liceus de Artes e Ofícios.
A missão artística francesa
Émile Taunay, Gonzaga Duque e Angelo Agostini.
O nascimento da iconografia brasileira sob o comando holandês.
Os pintores do Conde Maurício de Nassau
Neoclacissismo e romantismo no Brasil.
A Academia de Belas Artes da Bahia
A construção de uma história do Brasil oficial em imagens;
A arte do século XIX: neoclássico, romantismo e ecletismo.
A ARTE MODERNA
A Semana de 1922 e a militância modernista:
. Grupos – Manifestos – Revistas – Exposições – Ideário
O Modernismo para além de 1922.
A arte moderna na Bahia
Primeira e segunda geração de artistas modernistas.
A ARTE DITA “POPULAR”:
Manifestações, natureza e conceituação,
ARTE CONTEMPORÂNEA:
ARTE AFRO-BRASILEIRA;
Conceituação, características e influências; principais manifestações.
Arte e política na modernidade e contemporaneidade.
A abstração na modernidade e contemporaneidade.
Seminários sobre temas selecionados
Seminários sobre temas selecionados
Arte, performance e questões de gênero e étnicas.
Arte cinética
Artes e novas tecnologias
Arte processual e objetual
A arte contemporânea na Bahia.
Seminários sobre temas selecionados.
Seminários sobre temas selecionados
Seminários sobre temas selecionados
O conceitualismo
Estudo, análise, interpretação e crítica das manifestações artísticas na e da Bahia.
Objetivo Geral
● Estudar manifestações artísticas no Brasil.
Conceito de arte brasileira
A “arte” no Brasil, antes do Brasil. - Pré-História/Arte paleo-indígena;
Hipóteses sobre as migrações do homo sapiens para as Américas e o território brasileiro;
sítios arqueológicos
Modalidades de registros:
Pintura e gravura
Arte no Brasil, antes do Brasil.
O instrumental e a produção simbólica
A cerâmica nos vales dos rios Tapajós, Trombetas e em Santarém.
Arte no Brasil, antes do Brasil
O lítico
Arte dos povos originários
Introdução: Questões conceituais;
Arte ou artefato;
A adaptação dos povos e a expressões da cultura material e simbólica dos povos indígenas;
Arte dos povos originários:
Os sistemas simbólicos e suas representações.
Arte dos povos originários:
As manifestações do corpo índio e sua contemporaneidade.
1ª Avaliação – Escrita.
A arte sacra católica e sociedade colonial:
Arte, fé, dominação e sobrevivência. Os fundamentos do projeto colonizador.
Arte Sacra Católica e sociedade colonial.
Urbanismos, arquitetura oficial, civil e ;
* Desenvolvimento das vilas e cidades;
* Instituições religiosas, espaço urbano e organização do trabalho;
* As oficinas e a circulação dos artistas;
* Os engenheiros militares e a tradição clássica;
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
Interpretação dos estilos europeus na ornamentação das Igrejas.
A talha dourada e policromada:
As oficinas, o aprendizado artístico, o processo inventivo, os escultores.
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
O culto dos santos e a imaginária.
Arte Sacra Católica no Brasil antigo.
A pintura catequética e espetacular
ARTE DO SÉCULO XIX:
A iconografia do Brasil produzida pelos viajantes no século XIX.
A instituição do ensino da arte no Brasil – Arte do império.
Academias de Belas Artes e Liceus de Artes e Ofícios.
A missão artística francesa
Émile Taunay, Gonzaga Duque e Angelo Agostini.
O nascimento da iconografia brasileira sob o comando holandês.
Os pintores do Conde Maurício de Nassau
Neoclacissismo e romantismo no Brasil.
A Academia de Belas Artes da Bahia
A construção de uma história do Brasil oficial em imagens;
A arte do século XIX: neoclássico, romantismo e ecletismo.
A ARTE MODERNA
A Semana de 1922 e a militância modernista:
. Grupos – Manifestos – Revistas – Exposições – Ideário
O Modernismo para além de 1922.
A arte moderna na Bahia
Primeira e segunda geração de artistas modernistas.
A ARTE DITA “POPULAR”:
Manifestações, natureza e conceituação,
ARTE CONTEMPORÂNEA:
ARTE AFRO-BRASILEIRA;
Conceituação, características e influências; principais manifestações.
Arte e política na modernidade e contemporaneidade.
A abstração na modernidade e contemporaneidade.
Seminários sobre temas selecionados
Seminários sobre temas selecionados
Arte, performance e questões de gênero e étnicas.
Arte cinética
Artes e novas tecnologias
Arte processual e objetual
A arte contemporânea na Bahia.
Seminários sobre temas selecionados.
Seminários sobre temas selecionados
Seminários sobre temas selecionados
O conceitualismo

- Professor(a): Luiz Alberto Ribeiro Freire
