Ementa:
A disciplina proporciona o estudo do fenômeno do ornamento nas variadas dimensões, sobretudo nos seus sentidos e identificações sociais, assim como as discussões que promoveram o seu banimento na modernidade e o seu relativo “retorno” na contemporaneidade. Desenvolveremos leituras variadas, análises, críticas e estudos de casos, que gerarão trabalhos científicos sobre o tema.

Objetivos
Promover estudos das teorias e da história do ornamento, explorando os variados aspectos, inclusive os sentidos sociais.
Discutir as relações do ornamento com a ideologia colonialista do século XIX, as discussões em torno da arte, artesanato e indústria que evoluíram no entre séculos XIX, XX e seus desdobramentos para a arte.
Propor pesquisa sobre temas relacionados com foco na realidade nacional e local, na análise da imagem e nas relações culturais.

Metodologia:
Exposições orais sobre os temas relacionados; Realizar conferências de convidados que trataram da temática nas suas pesquisas de pós-graduação. Promover a discussão de textos científicos sobre a problemática das relações entre ornamento, arte e estilo. Proposição de análise de imagem. Apresentações de trabalhos dos discentes. Promoção de pesquisas com apresentações dos resultados, debates e avaliações.
As aulas se desenvolverão a partir de leituras prévias da bibliografia e de artigos indicados pelo docente e sugeridos pelos discentes, que tratem dos temas na perspectiva, histórica, cultural, teórico-crítica e problematizadora.
Determinados temas serão apresentados em conferências pelo docente e pesquisadores convidados que exporão os resultados de suas pesquisas na pós-graduação, outros serão preparados e apresentados pelos docentes para discussão, análise e crítica do grupo.
Haverá a estimulação e promoção da pesquisa e de sua comunicação através da escrita de artigo científico a partir do referencial do alunado, de suas leituras e das pesquisas de temas relacionados que serão propostos e anuídos pelo grupo.
Dentro das possibilidades, será promovido uma aproximação com a realidade local, através de visitas virtuais e/ou presenciais. enfatizando o conjunto de temas da disciplina.
Avaliação:
A avaliação de aprendizagem será feita no modo contínuo pela observação da desenvoltura do discente com relação as leituras e sua capacidade de diálogo teórico com os autores e com a classe.
A avaliação formal será realizada através da pesquisa de um tema selecionado ou proposto pelo docente e discente e de sua apresentação no grupo em forma de comunicação e escrita acadêmica. Nela observaremos a capacidade do aluno em realizar uma pesquisa no tempo de um semestre, selecionar bibliografia, construir o marco teórico, aprofundar o conhecimento revisando o existente e construindo conhecimento novo.

Bibliografia
GOMBRICH, E. H. O sentido de ordem; Um estudo sobre a psicologia da arte decorativa. Trad. Daniela Pinheiro Machado Kern. Porto Alegre: Bookman, 2012. 411 p. il.

JONES, Owen. A gramática do ornamento. Trad. Alyne Azuma Rosenberg. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010. 495 p. il.

MEYER, F. S. Manual de ornamentación. 5ª ed. Barcelona/México: ed. Gustavo Gili/G.Gili, 1994. 789 p. il.

PAIM, Gilberto. A beleza sob suspeita; ornamento em Ruskin, Lloyd Wright, Loos, Le Corbusier e outros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2000. 147 p.

RIEGL, Alois. Questions de style. Trad. De lállemand par Henri-Alexis Baatsch et Françoise Rolland. França: Aubin, Poitiers, 1992. 289 p. il.
O design de interiores como investigação; A natureza do design de interiores e seu campo de atuação; Relações com as artes visuais e outras áreas do conhecimento; Concepções do design de interiores desde o ponto de vista histórico.