- Professor(a): Gisele Mara Hadlich
Informações Gerais
Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa em Geoquímica
Carga Horária Total: 30 horas (Teórica: 15h, Prática: 15h)
Módulo: 2025.1
Semestre Vigente: 2025.1
Ementa
Aborda princípios e paradigmas da investigação científica, formulação de hipóteses, desenho experimental, análise de dados e métodos quantitativos, qualitativos e mistos. Inclui revisão de literatura, redação acadêmica, ética em pesquisa, comunicação de resultados e desenvolvimento profissional. Integra perspectivas interdisciplinares e práticas colaborativas.
Objetivos
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
Compreender metodologias científicas e suas etapas.
Elaborar projetos de pesquisa.
Redigir trabalhos científicos seguindo normas técnicas (ABNT).
Apresentar resultados em formatos orais, escritos e visuais (pôsteres).
Aplicar princípios éticos em pesquisas com seres humanos, animais e dados.
Metodologia de Ensino-Aprendizagem
Modalidades: Presencial e virtual (síncrona e assíncrona).
Plataformas: Moodle e RNP.
Atividades Principais:
Aulas interativas, webconferências e aulas invertidas.
Simulações, jogos educativos, mapas conceituais e infográficos.
Produção colaborativa (wikis, blogs, vídeos, podcasts).
Projetos aplicados em contextos ambientais.
Estudo dirigido, fóruns de discussão e resolução de problemas.
Conteúdo Programático
Bloco Tópicos Carga Horária
I Introdução à Investigação Científica (Método Científico, Paradigmas, Epistemologia) 4h
II Desenho e Metodologias de Pesquisa (Quantitativa, Qualitativa, Métodos Mistos) 4h
III Revisão de Literatura e Redação Acadêmica 4h
IV Análise e Interpretação de Dados (Estatística Descritiva/Inferencial, Codificação Qualitativa) 4h
V Ética em Pesquisa (Seres Humanos, Animais, Gestão de Dados) 4h
VI Comunicação Científica (Apresentação Oral, Redação para Publicação) 4h
VII Desenvolvimento Profissional e Planejamento de Carreira 4h
VIII Trabalhos Científicos (Projeto de Vida Acadêmica) 2h
Referências Bibliográficas
Kankam, P. K. (2019). The use of paradigms in information research. Library & Information Science Research.
Ketonen-Oksi, S., & Vigren, M. (2024). Methods to imagine transformative futures. Futures.
Östlund, U. et al. (2011). Combining qualitative and quantitative research. International Journal of Nursing Studies.
Nguyen, N. T. et al. (2024). Trends in co-production methods for green spaces. Environmental Science & Policy.
Khalifa, M., & Albadawy, M. (2024). AI in academic writing. Computer Methods and Programs in Biomedicine Update.
Pearson, W. S., & Abdollahzadeh, E. (2023). Metadiscourse in academic writing. Lingua.
Garlet, T. B. et al. (2024). Ethical products lifecycle. Sustainable Production and Consumption.
Ghosh, N. et al. (2023). Ethical issues in biodiesel synthesis. Sustainable Chemistry and Pharmacy.
Wu, M. et al. (2021). Environmental communication research. Journal of Environmental Management.
Amador-Castro, F. et al. (2024). IoT and citizen science in water quality monitoring. Journal of Environmental Management.
Arueyingho, O. et al. (2023). Career progression in energy systems. Applied Energy.
Jackson, D. et al. (2022). Work-based learning design. The International Journal of Management Education.
Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa em Geoquímica
Carga Horária Total: 30 horas (Teórica: 15h, Prática: 15h)
Módulo: 2025.1
Semestre Vigente: 2025.1
Ementa
Aborda princípios e paradigmas da investigação científica, formulação de hipóteses, desenho experimental, análise de dados e métodos quantitativos, qualitativos e mistos. Inclui revisão de literatura, redação acadêmica, ética em pesquisa, comunicação de resultados e desenvolvimento profissional. Integra perspectivas interdisciplinares e práticas colaborativas.
Objetivos
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
Compreender metodologias científicas e suas etapas.
Elaborar projetos de pesquisa.
Redigir trabalhos científicos seguindo normas técnicas (ABNT).
Apresentar resultados em formatos orais, escritos e visuais (pôsteres).
Aplicar princípios éticos em pesquisas com seres humanos, animais e dados.
Metodologia de Ensino-Aprendizagem
Modalidades: Presencial e virtual (síncrona e assíncrona).
Plataformas: Moodle e RNP.
Atividades Principais:
Aulas interativas, webconferências e aulas invertidas.
Simulações, jogos educativos, mapas conceituais e infográficos.
Produção colaborativa (wikis, blogs, vídeos, podcasts).
Projetos aplicados em contextos ambientais.
Estudo dirigido, fóruns de discussão e resolução de problemas.
Conteúdo Programático
Bloco Tópicos Carga Horária
I Introdução à Investigação Científica (Método Científico, Paradigmas, Epistemologia) 4h
II Desenho e Metodologias de Pesquisa (Quantitativa, Qualitativa, Métodos Mistos) 4h
III Revisão de Literatura e Redação Acadêmica 4h
IV Análise e Interpretação de Dados (Estatística Descritiva/Inferencial, Codificação Qualitativa) 4h
V Ética em Pesquisa (Seres Humanos, Animais, Gestão de Dados) 4h
VI Comunicação Científica (Apresentação Oral, Redação para Publicação) 4h
VII Desenvolvimento Profissional e Planejamento de Carreira 4h
VIII Trabalhos Científicos (Projeto de Vida Acadêmica) 2h
Referências Bibliográficas
Kankam, P. K. (2019). The use of paradigms in information research. Library & Information Science Research.
Ketonen-Oksi, S., & Vigren, M. (2024). Methods to imagine transformative futures. Futures.
Östlund, U. et al. (2011). Combining qualitative and quantitative research. International Journal of Nursing Studies.
Nguyen, N. T. et al. (2024). Trends in co-production methods for green spaces. Environmental Science & Policy.
Khalifa, M., & Albadawy, M. (2024). AI in academic writing. Computer Methods and Programs in Biomedicine Update.
Pearson, W. S., & Abdollahzadeh, E. (2023). Metadiscourse in academic writing. Lingua.
Garlet, T. B. et al. (2024). Ethical products lifecycle. Sustainable Production and Consumption.
Ghosh, N. et al. (2023). Ethical issues in biodiesel synthesis. Sustainable Chemistry and Pharmacy.
Wu, M. et al. (2021). Environmental communication research. Journal of Environmental Management.
Amador-Castro, F. et al. (2024). IoT and citizen science in water quality monitoring. Journal of Environmental Management.
Arueyingho, O. et al. (2023). Career progression in energy systems. Applied Energy.
Jackson, D. et al. (2022). Work-based learning design. The International Journal of Management Education.

- Professor(a): Joil Jose Celino
A quantidade de lixo antropogênico em ambientes aquáticos e terrestres. Definições. Métodos para ambientes específicos para coletar, processar e analisar as amostras naturais. Classificação e quantificação para macro e microplásticos, tanto no que diz respeito à composição quanto ao tamanho / forma. Distribuição vertical de microplásticos na coluna de água. Fontes difusas de microplásticos e análise de dados no escoamento superficial e águas pluviais. Pesquisas em jusantes de rios e transporte para os mares. Precipitação atmosférica seca e úmida. Fluxos deposicionais na interface ar-água. Ocorrência de microplásticos em ambientes terrestres. Taxas de fragmentação dos macroplásticos. Estudos relacionados com o mais alto nível trófico, como mamíferos marinhos. Avaliação de risco. Estudos de campo e modelagem.

- Professor(a): Joil Jose Celino
- Professor(a): Alexandre Barreto Costa
- Professor(a): Jose Roberto Bispo de Souza
Este curso abrangerá as disciplinas de Seminários Interdisciplinares em Geoquímica Ambiental e em Petróleo.
- Professor(a): Luiz Carlos Lobato dos Santos
- Professor(a): Ana Cecilia Rizzatti de Albergaria Barbosa
- Professor(a): Tatiane Combi
- Professor(a): Ana Cecilia Rizzatti de Albergaria Barbosa
- Professor(a): Ana Cecilia Rizzatti de Albergaria Barbosa
- Professor(a): Tatiane Combi
