Semestre Letivo 2021.1

Aspectos teórico-metodológicos dos processos de formulação e implementação de políticas de saúde. Problemas de saúde da população e de seus determinantes. Sistemas de saúde em perspectiva comparada. Componentes dos sistemas de saúde: infraestrutura, organização, gestão, financiamento e modelo de atenção à saúde. Participação social no processo político em Saúde. Planos e seguros privados de saúde e sua relação com o sistema público de Saúde. Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Promoção da Saúde. Rede de Atenção Integral à Saúde. Qualidade no cuidado de saúde. Vigilância Sanitária. Formação profissional e mercado de trabalho em saúde. Desafios atuais da Reforma Sanitária. Tendências políticas e sociossanitárias no Brasil do século XXI
Curso Politicas de Saude - ISCB87
O Componente Curricular tem como objeto central sobre os seguintes temas:
-Conceitos e usos da avaliação em saúde;
-Avaliação normativa e pesquisa avaliativa;
-Discute estratégias para realização de estudos de avaliabilidade;
-Modelos lógicos;
-Critérios, indicadores e padrões para avaliação;
-Avaliação de cobertura e monitoramento de intervenções;
-Discute métodos e técnicas para avaliação de acessibilidade, percepção do usuário, análise de implantação e avaliação de resultados.

Como objetivos tem:
1. Discutir os conceitos e objetos da avaliação em saúde;
2. Instrumentos para o monitoramento de acoes de saúde;
3. Discutir e indicar estratégias para a realização de estudos preliminares à realização de uma avaliação (Análise estratégica, analise logica e avaliabilidade);
4. Discutir principais atributos da avaliação de ações, serviços, programas e sistemas de saúde;
5. Selecionar critérios, indicadores e padrões para avaliação em saúde;
6. Discutir atributos de avaliação e indicar estratégias metodológicas.

A disciplina será conduzida a partir de exposições dialogadas, e exercícios realizados em sala e articulação com o componente de Praticas Integradas. Será conduzido de modo, majoritariamente síncrono, com realização de atividades no momento das aulas, e com exercícios a serem realizados em duplas para compartilhamento nos encontros semanais.

A avaliação da disciplina contemplará a participação nos encontros presenciais online, e nos trabalhos de grupo e individuais, além da capacidade de articulação com a pratica integrada, com síntese compartilhada com esse componente. O aluno deve se envolver em todas as atividades propostas, e responder aos exercícios em sala de aula, visto que os mesmos e os debates em sala serão considerados para a composição da nota final.

Vamos seguir e construir um semestre acolhedor e produtivo!!
Introdução à Saúde Coletiva é uma disciplina destinada aos diversos cursos de graduação da área de saúde da UFBA, e para o bacharelado interdisciplinar em saúde.

Apresenta o conteúdo introdutório do campo da Saúde Coletiva, com duração de um semestre letivo e carga horária de 51 horas, para os cursos de Graduação em Saúde Coletiva e outros.

ISC-A81 apresenta e discute o campo da Saúde Coletiva - histórico e conceitos, distinguindo os seus principais objetos de intervenção e de investigação. Temas principais incluem: o que é Saúde Coletiva e quais os conceitos básicos aplicados da epidemiologia, das ciências sociais, da gestão, do planejamento e das políticas de saúde; a saúde e sua relação com o ambiente, o modo e a qualidade da vida humana ao longo do seu curso; a relação entre saúde, sociedade e cultura; saúde e seus determinantes e condicionantes; cidadania e atenção à saúde; a história e os modelos de organização da atenção à saúde no Brasil; o SUS e seu financiamento; o processo de trabalho em saúde; o profissional de saúde e as suas práticas formais e informais; situação de saúde da população brasileira; fontes de informação em saúde; proteção e promoção da saúde; vigilância de riscos e agravos.