Do contexto histórico, econômico e filosófico pré-Marx. Da dialética hegeliana e dialética marxiana. O "jovem" e o "velho" Marx. Do materialismo histórico dialético e os métodos de investigação e exposição de O Capital. Das categorias de análise do capitalismo - M-V-D-K no Livro I d'O Capital. Da lógica do capital, ou da lógica de valorização do valor e de suas contradições fundamentais. 

EMENTA / OBJETIVOS
Ambiente universitário e trabalho acadêmico. Ensino e aprendizagem. Dado, informação e conhecimento. Ética e atividade acadêmica. Caracterização das atividades e trabalhos acadêmicos. Acesso a fontes de informações. Elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. Fichamentos, resenhas, seminários e artigos. Normas e procedimentos técnicos científicos. Pesquisa cientifica na academia. Trabalho de conclusão do curso. Formação profissional. Ética e o trabalho do economista.

A disciplina indica como objetivo maior, estimular habilidades e qualidades potenciais dos alunos no trabalho com o conhecimento e informações, destacando o papel dos trabalhos acadêmicos na sua riqueza e diversidade como elemento contribuidor para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento técnico-cientifico dos discentes. No plano dos objetivos específicos, busca-se: i) despertar o corpo discente quanto à riqueza de técnicas e métodos, utilizados na elaboração de trabalhos acadêmicos de qualidade; ii) destacar os significados e a importância do TCC/Trabalho de Conclusão do Curso na formação e desenvolvimento do graduando; iii) ressaltar à necessidade do aluno conscientizar-se que o exercício da autoria implica em responsabilidades, o que exige do sujeito, senso ético e atenção especial na elaboração de trabalhos acadêmicos e na vida profissional.

O Curso Análise Econômica do Direito(AED) parte da premissa que a Firma e o Mercado são as duas instituições balizares das economias capitalistas. O Curso de AED toma como objeto a dimensão legal dessas duas instituições.

Na primeira unidade introduzo as origens e abordagens que se configuram na interface dos da Direito e da Economia. Na segunda unidade introduzo a firma e o mercado como objeto da AED. Na terceira unidade justifico a instrumentalização da AED na promoção de política públicas governamentais e não governamentais.